Um hospede agradável! - Os Fungos Micorrízicos Arbusculares (FMAs)

Mora dentro das raízes das plantas... Sabe quem é?! É um fungo Micorrízico!

Muitos já conhecem esses seres microscópicos e você, conhece?!

Os Fungos Micorrízicos Arbusculares (FMAs), são seres vivos microscópicos, ou seja, não podemos vê-los a olho nu. Podem estar em quase todos os ecossistemas florestais e até mesmo nos desertos, em regiões tropicais, temperadas e árticas. Sabia que foi grupo de fungo que ajudou as plantas a conquistarem o ambiente terrestre?! É verdade! Graças a estes seres vivos, temos nossas florestas, haja visto, que foram eles que auxiliaram os vegetais a evoluírem há 400 milhões de anos!








Em 1975 foi postulado que as plantas não possuem raízes, mas sim, Micorrizas!

Você vai entender isso quando olhar bem essa foto antiga que ajudou a formular essa teoria.






O nome desse fungo é de origem grega (mico= fungo e riza=raiz) e um dia, os cientistas acharam que ele era uma parasita, já que ele viver dentro das raízes das plantas, mas com muitos estudos, descobriu-se que ele auxilia o vegetal a absorver melhor os nutrientes do solo, pois atua como se fosse parte da raiz (em muitos casos, assume quase totalmente a função de raiz), em troca, a planta o alimenta constantemente com o açúcar que ela fabrica durante o processo fotossíntese. É uma simbiose, e nesse caso, podemos chamar essa associação simbiôntica de “micorriza”.




      No geral, plantas que tem o fungo micorrízico em suas raízes crescem mais rapidamente e exploram melhor o solo, pois suas raízes apresentam-se mais desenvolvidas e maiores em comprimento. Esses fungos são muito usados na agricultura por melhorarem o desempenho das lavouras.


Esta associação micorrízica, tornou-se um tema de interesse em pesquisa científica na nossa região (na verdade, no mundo todo) desde que foi constatada a sua capacidade de melhorar o desempenho das plantas, além de contribuírem na restauração de ambientes degradados fazendo com que os vegetais sobrevivam aos lugares perturbados.


Aqui nessa foto, estão os benefícios da associação Micorrízica. As plantas com esse fungo ficam mais altas, com raízes mais compridas e mais fartas, com isso ficam mais competitivas ecologicamente e exploram melhor o solo.





Se estão dentro das raízes das plantas, como podemos vê-los?!

Bom, para poder observar um fungo micorrízico, é necessário descolorir as raízes das plantas com uma série de produtos químicos para deixá-las quase transparentes e em seguida colorir o fungo micorrízico com um corante que os deixa num tom de azul escuro. Você vai precisar de um microscópio (lembre-se que não podemos vê-los a olho nu!).

Nesse esquema que preparamos para vocês, é possível ver todas as estruturas desse fungo e uma breve descrição para cada uma delas!
Esquema mostrando as estruturas dos fungos micorrízicos na raiz de uma planta. As imagens das estruturas foram aumentadas 400 vezes com auxílio de um microscópio óptico de luz.

Legal né?! Espalhe essa informação! Tenho certeza que seus amigos vão se interessar também.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Construções históricas - O solar do Barão de Santarém

A Matriz de Santarém