Construções históricas - O solar do Barão de Santarém


 


    O casarão Solar do Barão foi construído por Miguel Antonio Pinto Guimarães, proprietário de terras que foi agraciado com o título de Barão de Santarém pelo imperador Dom Pedro II em 1871. 😎

    O prédio se destaca por sua arquitetura e mostra a ostentação de um tempo em que Santarém-PA já despontava como uma das principais cidades da Amazônia!


Retirado do ☛ sidcanto.blogspot.com





       Trata-se de um prédio da época colonial com 3 (três) pavimentos distintos, sendo que as instalações térreas destinavam-se ao comércio e também aos aposentos de empregados, escravos e viajantes. Os pavimentos mais altos eram destinados aos aposentos do proprietário e de sua família.

       


Sua fachada descreve uma mistura de estilos, em cor original, onde podemos observar o amarelo ocre, os detalhes em branco e suas portas e janelas verdes.



         Recentemente, ainda funcionava como comércio, mas hoje é apenas um depósito. O Solar ainda se mantém forte ao tempo e à administração dos "proprietários"! 😪

Quando passares pela Orla de Santarém, lembre-se... O Solar do Barão de Santarém fica na Rua Senador Lameira Bittencourt, na praça do Pescador!

Comentários

  1. O solar do Barão de Santarem é Patrimônio Histórico e o que vemos hoje é uma placa para alugar. acredito que tem uma finalidade melhor paro o turismo em nossa Cidade.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber a medida,comprimento.e largura do prédio solar barão de Santarém

    ResponderExcluir
  3. Pelo que vi nas fotos a construção está desfigurada. Morei nela entre 1962 e 1964 e, vi que as estátuas que ornavam o prédio, desapareceram. O terraço lateral também não existe mais e o grande quintal desapareceu. Não teria como os proprietários, em conjunto com a prefeitura e/ou governo do estado darem um uso cultural e histórico ao prédio ? Será que é tão difícil fazer algho a respeito?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Matriz de Santarém

Um hospede agradável! - Os Fungos Micorrízicos Arbusculares (FMAs)