Fenômeno da tromba d'água em Santarém

     Tromba d'água é um fenômeno meteorológico que consiste na formação de grande quantidade de vapor de água, em nuvens espessas que se movem, formando um cone cuja base é voltada para o alto. Em alguns lugares, a tromba d'água também é conhecida como manga-d'água.

     Aqui em Santarém, região Oeste do Pará, nós conhecemos como Tromba d'água mesmo e pasmem... Uma nos agraciou no último dia 22! Foi uma semana que começou bem curiosa... Algumas pessoas ainda não conheciam o fenômeno e já começaram a chamar de "Fim dos tempo!" É isso mesmo. Teve gente acreditando em mensagem divina... 
    Bom, saiu no dia 23 uma nota da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) esclarecendo à população que não há nada com que se preocupar, pois é um fenômeno natural e recorrente na região. O pesquisador da UFOPA, Júlio Tota, comentou à imprensa que apesar de parecer algo novo, não é! É falta de observação! Isso ocorre nessa região, mas em escalas menores e poucos veem.
      Basicamente, a tromba d'água é um minitornado (já que o tornado tem uma escala bem maior e uma duração um pouco mais intensa, explicou o pesquisador) em escala menor. Pode acontecer na terra ou na água e em várias parte do mundo.






⟸ Essa tromba d'água aqui foi na Austrália e reportada mundialmente...











Essa outra ocorreu um pouco mais perto daqui, na terra dos bois, Parintins...⟹











E aqui em Santarém, o fenômeno foi registrado e logo tornou-se sensação nas redes sociais.

Veja aqui! ⇓


Se vocês aguenta uns termos técnicos, aí vão:

      O pesquisador explicou que o contrate de temperatura é uma das principais características para o início de um minitornado. Assim, tem-se um corpo de água com superfície lisa, tranquila, mas com alta temperatura. Caso passe uma corrente de ar, forte e rápida, vai haver um contraste térmico, que vai provocar um cisariamento (tensão gerado por forças aplicadas em sentidos opostos porém em direções semelhantes no material analisado) dessa corrente, ou seja, uma quebra do vento na vertical, formando um giro que, caso toque na superfície da água, ele ganha força e começa então a formar o minitornado ou a tromba d'água.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Construções históricas - O solar do Barão de Santarém

A Matriz de Santarém

Um hospede agradável! - Os Fungos Micorrízicos Arbusculares (FMAs)